18

September de 2020

4 meses para o Enem!

Ainda dá tempo de montar um cronograma (realista) de estudos?

Olá vestibulando!!


4 meses!!


Agora é a hora que bate aquele friozinho na barriga quando se pensa no Enem que está chegando, não é?


A impressão que dá, quando se faz a inscrição, é de que ainda falta muuuuuuuuuuito para essa abençoada prova acontecer.


E aí, de repente, o calendário cai na sua cabeça e parece que o tempo voou!


E agora???










Calma! Fique tranquilo que ainda dá tempo de você se programar para arrasar nesse Enem.


Se liga nessas dicas:


1º Invista na redação











Você já está cansado de saber que a nota da redação tem um peso grande no Enem, não é mesmo? Eu sei, esse assunto deixa todo mundo de cabelo em pé (https://elfushome.com.br/blog/53/o-enem-esta-chegando-e-a-redacao). Então nada mais justo do que dedicar um tempinho interessante dos seus estudos a ela.


O ideal agora é que você faça pelo menos duas redações por semana. Se planejar para fazer diversas redações, dos mais variados temas, é a única maneira de se sentir seguro e preparado para conseguir produzir um texto em uma 1 hora, no momento já tenso do Enem – e ainda por cima um texto que arrase na coesão, coerência, nos argumentos e na gramática.












Outra dica bacana está ligada ao tema da redação. Todo mundo queria ter uma bola de cristal para adivinhar o tema, mas como isso não é possível, estar atualizado já ajuda bastante. Isso significa assistir a jornais, ler noticiários, revistas, blogs…  Assistir séries e filmes com um caráter mais social, com temas em discussão atualmente podem auxiliar na produção dos argumentos. Até citações filosóficas ajudam nessa hora e você pode conferir como, clicando aqui (https://elfushome.com.br/blog/57/citacoes-filosoficas-para-dar-um-up-na-sua-redacao)



2º Descubra seu ponto fraco











Se você ainda não fez isso, pare tudo e faça já!!! Descobrir em quais conteúdos você tem mais dificuldades é um passo importantíssimo para organizar seus estudos, afinal, agora é hora de priorizar certas coisas, né!?


Normalmente, pelos traumas das notas baixas ao longo dos anos de estudo, as pessoas conseguem identificar fácil aquelas matérias que não entram na cabeça de jeito nenhum. Mas, às vezes, isso pode ser muito sutil. 


Uma das melhores formas de investigação é fazer simulados. Faça as provas anteriores do Enem e verifique em quais áreas do conhecimento você se sai melhor. A regra é clara. Se você acertar 90% em humanas e 30% em exatas, já sabe onde aperta, não é? 












Se você já fez o Enem, mesmo como treineiro, esse passo já está bem claro para você, não é? Lembre de manter-se motivado sempre! (https://elfushome.com.br/blog/55/dicas-para-manter-a-motivacao-nos-estudos)


3º Elabore seu cronograma de estudos













Com as dificuldades já estabelecidas, vamos organizar a rotina. 


Chegou o momento de organizar cada dia da semana: em que horários e durante quanto tempo estudará cada conteúdo. É muito importante estabelecer quantas horas você vai estudar por dia. Nada de criar metas absurdas, hein! Seja realista para evitar frustrações depois.


Monte seu plano mensal, ele será sua referência nesses quatro meses! É importante organizá-lo de maneira a dedicar um tempo maior àquelas matérias de maior dificuldade, bem como um tempo menor para àquelas em que se tem mais facilidade.


Evite montar seu plano de estudos de maneira que uma única matéria ocupe um dia inteiro. É importante intercalar os conteúdos, de maneira a evitar a fadiga e o cansaço. 


Ah! Não se esqueça de separar os momentos para realização das redações, hein!?


4º Crie um ciclo de estudos












Tudo organizado, é hora de colocar a mão na massa. Cada pessoa tem uma forma diferente de aprender, isso é fato, mas criar um ciclo de estudos pode ser uma forma interessante de dar uma agilizada nesse processo.


O objetivo do método é atacar uma matéria de várias maneiras diferentes e, ao mesmo tempo, complementares. Assim, você estudará em etapas que, ao final da maratona de estudo, se complementarão, te dando uma visão geral da matéria sem ser superficial.


Imagine que você precise estudar “Ligações intermoleculares”.


- Leia a teoria sobre o assunto. Aprofunde sobre o tema em sites confiáveis, livros ou na sua plataforma preferida de estudos (Sistema Elfus S2);


- Depois de ler a parte teórica da matéria, faça um resumo com os pontos principais e conceitos mais importantes;


- Agora, assista à videoaulas sobre o assunto e faça anotações. Nada de assistir de maneira passiva, só olhando a tela do computador ou celular – você deve escrever tudo que achar relevante enquanto assiste, assim você fixa a matéria na sua memória e ficará mais fácil revisar depois.


- Finalize o ciclo de estudos na prática. Busque listas de exercícios que abordem o assunto. Depois, confira o gabarito e verifique se ainda há dúvidas.


Fazendo esse ciclo, ao menos para os conteúdos que tem mais dificuldade, você agiliza seu aprendizado e seguirá rumo à sonhada aprovação.












Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!


Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular!


Até a próxima!