29

July de 2021

Desafios na educação

Qualidade de ensino na pandemia


Não é segredo que a pandemia afetou muito a área da educação e tudo em que ela é envolvida.

Porém, uma das saídas encontradas e que vem contribuindo muito para a qualidade do ensino, é o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) neste meio, que potencializam o aprendizado!



Vamos refletir sobre como o uso das TDICs favoreceu (e ainda favorece) a manutenção da educação nesses longos meses a (forçada) distância?


Como todos sabemos, pais, alunos e professores foram pegos de surpresa com a pandemia do Coronavírus. O que a princípio parecia ser temporário, já se arrasta por meses e meses. Escolas de todo país foram forçadas a fechar suas portas, professores foram obrigados a agir como fazem de melhor: se virando como podem!


É fato de que a educação híbrida já é tendência em vários lugares do mundo e já estava dando alguns bons passos no Brasil. Mas, com o isolamento, esses passos precisaram ser alargados de repente.


E foi nesse cenário que ficou notória a importância das TDICs para a educação!! (Nem dá para pensar no tamanho do prejuízo se não tivéssemos ferramentas e recursos online para nos amparar, não é mesmo?) Muitos gestores escolares tiveram que buscar saídas emergenciais para continuar as atividades. Principalmente, com o auxílio de suportes remotos de ensino e a introdução de novas metodologias, apoiadas em tecnologias digitais.


O primeiro fator que contribui para o sucesso das TDICs é a própria geração atual! Nossos jovens são nativos digitais! Isso significa que eles já nasceram inseridos nesse universo (e sabem muito mais de tecnologia). O aluno consegue vivenciar experiências através de recursos que reproduzem diversos fenômenos.

Esse é o maior motivo para que a educação incorpore as tecnologias de maneira efetiva.

Assim, as TDICs permitem o uso de metodologias ativas, uma vez que os alunos se tornam protagonistas do conhecimento.

Isso ocorre pois são eles que pesquisam, buscam, dão as ordens e observam os resultados durante o processo de aprendizagem de dado conteúdo.



As limitações impostas pelo distanciamento social fez com que o celular - e a tecnologia como um todo - fosse o maior aliado para a educação. Muito do que foi feito só foi possível porque hoje temos mais celulares do que habitantes no Brasil.


E essa é uma tendência que veio para ficar! Um dos maiores legados da pandemia para a educação é a prova (concreta, real, plausível) de que a tecnologia é a maior parceira da educação.

Mudamos o olhar de inimigo! Agora, percebe-se que as TDICs facilitam no alcance das múltiplas inteligências do aluno, através de vídeos, games, podcasts, etc.


Faça uma parceria de sucesso e ajude no desempenho escolar de seus alunos!


O Elfus é o sistema de suplementação escolar que irá melhorar ainda mais o processo de aprendizado dos alunos de sua escola!

Através de vídeos, podcasts, exercícios e diversos outros recursos tecnológicos, buscamos captar a atenção e estimular o interesse pelos conteúdos da grade curricular de forma inovadora!


Contrate o Sistema Elfus e descubra como sua escola pode ter um desempenho ainda melhor!


Para saber mais, entre em contato conosco.

0800 707 5900 | (35) 99810-6197

elfushome.com.br