28

May de 2021

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Como escolher o melhor AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para sua instituição


A digitalização do ensino veio para ficar!


Com as novas necessidades dos alunos, escolher um bom Ambiente Virtual de Aprendizagem é um passo essencial para garantir o desenvolvimento pleno de suas habilidades.


Mas afinal, qual AVA contratar para sua instituição?


Primeiro, é importante salientar qual é o verdadeiro significado e a função de uma AVA. O ambiente virtual de aprendizagem é um espaço digital pensado para o aluno desenvolver conhecimento. É lá que ficam concentrados os conteúdos das aulas, materiais de apoio, salas virtuais, fóruns de discussões e chat para contato entre professores e alunos.



Na prática parece muito como uma sala de aula tradicional. A diferença é que no AVA, a sala não está restrita a um ambiente físico. Pelo contrário, ela pode ser acessada de qualquer lugar e tem um leque maior de possibilidades agregadas pela tecnologia.


Na hora de escolher o AVA, atenção para pontos como usabilidade, tecnologia, suporte e relatórios! Estes detalhes, fazem a diferença no engajamento de alunos e professores, mas também no dia a dia de gestores.


Lembre-se de variar os formatos. Alterar o modo como o aluno interage com as informações é um jeito muito eficiente de gerar engajamento. Afinal, muitos podem preferir um game, um podcast ou mesmo uma videoaula para aprender.


Pense que o segredo do engajamento dos alunos, seja no ambiente virtual ou no ambiente presencial, é empatia. Se coloque no lugar destes estudantes e pense o que você no lugar deles gostaria de ver, ouvir e como gostaria de interagir. Se você não gostaria de ler cinco textos a cada aula, não pense que seu aluno vai se manter motivado sempre.


Fique atento à atualização do conteúdo. Uma das maiores vantagens do ambiente virtual em relação aos métodos tradicionais de aprendizado é a facilidade em manter os conteúdos sempre atuais, frente às mudanças constantes.


Além disso, todo ambiente virtual de aprendizagem precisa atender a uma demanda básica: estar otimizado para ser usado em diferentes tipos de dispositivos – como computadores e smartphones.



O Sistema Elfus de Educação consiste em um conceito moderno de ensino. Nossa proposta visa oferecer aos alunos uma metodologia de ensino que abrange tecnologia e interação, fazendo com que o aluno não somente compreenda o aprendizado, mas também conscientize. 

Aliado a métodos de desenvolvimento que não se restringem somente aos conteúdos, mas também estabelece valores e princípios que culminam na formação de indivíduos aptos a transformar positivamente o meio em que vivem. Além disso, conta com ambiente virtual de aprendizagem próprio, que oferece a sua instituição:


  • Área do Aluno:  Acesso ao Perfil, Cursos, Certificados e Exercícios em um único lugar.


  • Acompanhamento Coletivo e Individual: Acompanhamento dos acessos e realização de cursos e provas detalhados.


  • Games Educacionais: Games personalizáveis, com objetivo de auxiliar no desenvolvimento das atividades cognitivas.


  • Novos Cursos: Constantemente, trabalhamos no desenvolvimento de novos Cursos seguindo as tendências de Mercado.


  • Cursos Interativos: Cursos desenvolvidos pensando em alcançar todos os sentidos, através de recursos de Vídeos, Imagens, textos e tabelas.


Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!


Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular!


Até a próxima!