23

April de 2021

Fórmulas Químicas

Como diferenciar as fórmulas químicas e mandar bem no ENEM?


Na nossa vida, nós usamos diversas formas de comunicação, como a escrita, a fala, a arte e os emojis :), e a gente sempre procura usar a melhor forma de comunicação em cada situação, não é? Pois na ciência também é assim! Os números e as expressões matemáticas são usados nos cálculos, os gráficos e mapas são usados na geografia e, na química, usamos muito as fórmulas químicas!



As fórmulas químicas são representações gráficas das substâncias, que têm a finalidade de mostrar a sua composição, isto é, os elementos que as compõem, assim como as suas quantidades relativas. Alguns exemplos de fórmulas químicas são: 


- a fórmula da água :



- a fórmula da cafeína:



-  a fórmula do sal de cozinha, o cloreto de sódio:



Nesse post, falaremos sobre três tipos de fórmulas químicas:


1. Fórmula percentual;

2. Fórmula mínima;

3. Fórmula molecular.


De forma geral, as fórmulas químicas são escritas com a representação do símbolo dos elementos que compõem uma substância – aqueles símbolos da tabela periódica -  e as quantidades relativas de cada elemento. O que muda de um tipo de fórmula para outro é a forma de representação dessas quantidades.



Fórmula percentual


A fórmula percentual é a representação dos elementos que compõem uma substância, com as suas quantidades relativas mostradas em percentuais de massa.


Observe a fórmula percentual do ácido sulfúrico:


 H2,05%S32,65%O65,3%.


Essa fórmula nos mostra que, em uma molécula de ácido sulfúrico, 2,05% da massa correspondem a massa de hidrogênio, 32,65% correspondem a massa de enxofre, e 65, 3% correspondem a massa de oxigênio.

Assim, a fórmula percentual é representada com o símbolo dos elementos que compõem a molécula e suas respectivas massas no composto, em percentuais.

A fórmula percentual pode ser determinada a partir da fórmula molecular da substância.



Fórmula mínima


A fórmula mínima é usada com o propósito de mostrar as proporções relativas de cada elemento em um composto. Essas proporções são dadas em números de mols de cada elemento para formar a substância.

Veja só um exemplo:

A fórmula mínima da glicose é CH2O, isso significa que cada molécula de glicose possui a proporção de um mol de carbono, para dois mols de hidrogênio, para um mol de oxigênio.


Mas como a fórmula mínima é obtida? A fórmula mínima nada mais é do que uma simplificação da fórmula molecular.

A fórmula molecular da glicose é: C6H12O6. Para chegar na fórmula mínima, basta dividir esses números, que representam as quantidades de cada elemento, por um número que resulte nos valores mais próximos de um, mantendo a proporção.



Fórmula molecular


A fórmula molecular representa a quantidade exata de cada elemento em um composto. A fórmula molecular da glicose, por exemplo, é C6H12O6, pois na sua molécula existem seis átomos de carbono, 12 átomos de hidrogênio e seis átomos de oxigênio. Podemos determinar a fórmula molecular de um composto através da sua fórmula mínima ou da fórmula percentual.


Além das fórmulas químicas passadas aqui, temos também a fórmula estrutural e a fórmula eletrônica. Nós podemos determinar a fórmula estrutural de um composto, aquela que mostra as ligações dos elementos na molécula, através da fórmula molecular. Tanto a fórmula estrutural quanto a fórmula eletrônica de uma molécula são determinadas pela geometria molecular. Mas isso já assunto para outro post!


Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!



Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular!



Até a próxima!