11

February de 2021

Curva de esquecimento de Ebbinghaus

Deu branco? Saiba que isso é normal!

Olá, vestibulandos!


Vamos a mais um papo! Dessa vez, não vamos nos manter a um conteúdo específico, mas sim a uma situação que todo estudante já deve ter passado.

Que atire a primeira pedra quem nunca esqueceu um conteúdo que tinha estudado na semana anterior!



Isso acontece com muito mais frequência do que você imagina – e tem até explicação científica!

Você já ouviu falar na Curva de esquecimento de Ebbinghaus? Não? (ou já esqueceu? kkk)

Antes de se assustar com esse nome, saiba que ela atinge todo mundo! Isso significa que enquanto você está lendo esse post, está esquecendo de alguma informação que você estudou.



Mas calma! É perfeitamente normal (e saudável) que a gente não se lembre de tudo.


A boa notícia é que se você entender um pouco melhor sobre essa teoria e se organizar, dá pra manter o foco e não esquecer o que é importante.

Em 1885, o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus apresentou ao mundo sua teoria sobre a Curva do Esquecimento, que demonstrava graficamente a quantidade de informações que nosso cérebro é capaz de reter ao longo de um dado período de tempo.



Para ilustrar a teoria, o filósofo montou um gráfico em curva.



A curva demonstra que no momento em que acabamos de estudar, lembramos de praticamente tudo, e, à medida que o tempo vai passando, a curva vai aumentando, até esquecermos quase tudo.



Segundo os estudos de Ebbinghaus, nossa memória funciona da seguinte forma:


  • Ao assistirmos uma aula hoje pela manhã, no fim do dia lembraremos, em média, de 75% do conteúdo;
  • No dia seguinte, seremos capazes de recordar apenas 50%. Em alguns casos, dependendo da densidade das informações, esse número pode chegar a 35%;
  • Depois de 30 dias, nos lembraremos de apenas 3% a 5% do que vimos.


Por isso, se você quer mandar bem nas provas e aprender de verdade as matérias estudadas, o segredo está na revisão do conteúdo.


Nossa dica é fazer um planejamento de estudos, obedecendo o seguinte cronograma: faça uma revisão logo após ter estudado o assunto, outra 24 horas mais tarde, mais uma depois de 7 dias e, finalmente, uma após 30 dias.



Então, invista em resumos bem caprichados sobre o conteúdo, para facilitar o processo de memorização e aprendizado!


Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!


Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular! (links das redes sociais)


Até a próxima!