24

November de 2020

PH Neutro?

O que isso realmente significa e qual a importância disso para o Enem (e para a vida!)

E aí, meus caros vestibulandos! Vamos falar de Química?


Vocês já devem ter visto escrito nas embalagens de detergente: “detergente neutro” – mas alguém aí já pensou no que isso significa?


De acordo com Arrhenius, o famoso químico que classificou as substâncias inorgânicas, esses compostos podem ser classificados em ácidos, bases e sais. E nem precisa ser químico para perceber as diferenças entre eles.



Há muuuitos anos, os povos antigos já costumavam separar as substâncias em ácidos e bases.


Os ácidos eram as substâncias presentes em frutas cítricas e no azedo do vinagre.

Já o nome “base” era usado para se referir às cinzas que restavam da queima de lenha que, de fato, originam bases.



Esse conhecimento ancestral e popular nos mostra que não é difícil diferenciar os ácidos e as bases do nosso dia a dia. Na agricultura, por exemplo, o solo ácido geralmente não é bom para o plantio, por isso é necessário verificar a acidez do solo antes de cultivar certos tipos de vegetais. Na culinária, sabemos que os alimentos de sabor azedo são ácidos – como o limão – e aqueles de sabor terroso ou amargo são básicos – como a carne de peixe.




A escala de pH


Para padronizar e facilitar a medida da acidez ou da basicidade das substâncias, foi criada uma escala de pH. Essa escala vai de 0 a 14, sendo que as substâncias com pH entre 0 e 7 são consideradas ácidas e aquelas com pH entre 7 e 14 são classificadas como bases. E lembra lá do detergente neutro? Pois então, ele é chamado de neutro porque tem o pH próximo a 7. As substâncias que têm o pH igual a 7 são consideradas neutras pois não são ácidas e nem básicas.


Sendo assim, nós conseguimos saber se uma substância é ácida, básica ou neutra, dependendo do seu valor de pH. O vinagre, por exemplo, possui o pH próximo a 3 – o que nos mostra que ele é ácido. Por outro lado, a amônia – aquela que dá o cheiro ruim das tintas de cabelo – tem o pH próximo a 12, um valor típico de uma base. A água possui o pH ao redor de 7, por isso é uma substância neutra.



Indicadores ácido-base


Com o uso da escala de pH, fica fácil saber se uma substância é um ácido ou uma base. Mas... como sabemos o pH das substâncias?


Geralmente, os laboratórios químicos são equipados com aparelhos que medem o pH com precisão, são os pHmetros. Mas existe um jeito mais prático de se determinar o pH e ele é feito com o uso de indicadores ácido-base.


Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor dependendo do meio onde são colocadas.



Imagine que você tem um frasco contendo um líquido incolor e sem cheiro e precisa descobrir o pH desse líquido misterioso. Para isso, basta colocar algumas gotinhas de indicador – se o líquido ficar rosa, por exemplo, é uma base, e se continuar incolor, é um ácido. Prático, né?


Existem vários tipos de indicadores ácido-base, cada um deles apresenta cores diferentes em certos intervalos de pH. Veja só os indicadores mais utilizados nos laboratórios:


- Fenolftaleína:  é um dos mais indicadores mais famosos. É um líquido que fica incolor em substâncias ácidas e neutras e rosa em substâncias básicas. Assim, se colocarmos algumas gotinhas de fenolftaleína em um suco de limão, a cor não vai mudar. Porém, se esse indicador for adicionado em um pouco de água com sabão, essa mistura vai ficar rosa.

- Azul de bromotimol:  é um líquido que fica amarelo quando está misturado com ácidos e azul na presença de bases.

- Alaranjado de metila: é um líquido que assume a cor vermelha em ácidos fortes e alaranjado em ácidos fracos, bases e em substâncias neutras.

- Indicador universal: o indicador universal é um dos indicadores mais práticos e precisos. Consiste em uma tira de papel que contém diversos tipos de indicadores absorvidos em diferentes pedacinhos do papel. Esse papel é colocado em contato com a substância que queremos descobrir o pH e depois nós comparamos as cores de cada parte da tira com uma escala padronizada, que vem na embalagem desse indicador. Cada conjunto de cores indica um valor de pH.


E também existem os indicadores ácido-base naturais. Algumas plantas funcionam como indicadores, apresentando cores diferentes dependendo do pH do solo. As hortênsias são exemplos de flores que mudam de cor com o pH do solo: em solo ácido elas são azuis e em solo básico, são cor-de-rosa.



Além delas, temos o repolho roxo, a beterraba e as uvas. O suco desses vegetais pode ser usado como indicador caseiro. O suco de repolho roxo, por exemplo, fica vermelho em ácidos e verde em bases.



Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!


Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular!


Até a próxima!