30

October de 2020

Países emergentes

3 características de países emergentes que você precisa conhecer para arrasar no ENEM

Olá, vestibulandos!


Vamos a mais um bate papo que vai ajudar (e muito!) as suas provas da área de Geografia.


O assunto de hoje envolve características dos países emergentes!



Beleza…. Mas o que um país precisa ser/ter para ser considerado ‘emergente’?


“De modo geral, são considerados emergentes aqueles países subdesenvolvidos que apresentam quadros de crescimento econômico prósperos e características socioeconômicas que diferenciam esses países das demais economias periféricas. O termo foi primeiramente utilizado pelo Banco Mundial na década de 1980 e, desde então, passou a incorporar os jargões econômicos e os noticiários de todo o mundo.”


Ahhh.. entendi! Então países emergentes são aqueles que ainda são considerados “subdesenvolvidos”, mas que se encontram em pleno desenvolvimento econômico.


De forma resumida, um país emergente precisa apresentar os seguintes fatores:

- Padrão de vida de grande parte da população entre os níveis baixo e médio;

- IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): entre os níveis médio e alto;

- Renda per capita (PIB per capita) entre 5 e 8 mil dólares;

- Setor industrial em desenvolvimento;

- Crescimento da infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos, ferrovias, etc.);

- Aumento da instalação de filiais de grandes empresas multinacionais.;

- Mudanças significativas e positivas na estrutura social e econômica da população: diminuição da pobreza e aumento da classe média baixa;

- Desenvolvimento significativo do setor de construção civil e de infraestrutura.


Veja agora 3 características importantes para você ficar ligado no ENEM:


1) Parcerias

Países emergentes costumam fazer alianças com outros países em desenvolvimento. Não há mais aquela necessidade de manter relações comerciais com os países desenvolvidos e cria-se uma nova configuração internacional no cenário econômico. Paralelamente, com a queda de países ricos, os emergentes ganham destaque economicamente.


2) Siglas


Com o sucesso dos BRIC’S a utilização de siglas ficou comum. Segundo pesquisas, a utilização de siglas produz sucesso no cenário econômico, principalmente ajudando a vender investimento. Atualmente, além dos BRICS, temos os CARBS, CIVITES, EAGLES, CEMENT, dentre outros. Importante lembrar que os BRICS não são os únicos países emergentes no cenário econômico.


3) Industrialização

Mais uma característica desses países é a sua industrialização tardia, a partir da migração das multinacionais de países centrais para países subdesenvolvidos, devido ao menor preço do solo e de mão de obra. Além de baratear os custos de produção, gera emprego e desenvolvimento para os países emergentes.



Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!


Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular!


Até a próxima!