30

September de 2020

Transitividade verbal

5 dicas para não esquecer!

Olá, querido vestibulando!

Vamos a mais uma dica de Língua Portuguesa?!


Eu sei que, assim como eu, você também A-M-A gramática e análise sintática, não é mesmo?















Então nosso papo de hoje envolve um dos temas muito utilizados quando precisamos analisar a função das palavras em uma frase, observar a regência dos verbos e até dar aquela ajustada na concordância.


O papo de hoje é TRANSITIVIDADE VERBAL!


Mas… o que é isso mesmo?











Transitividade verbal é a parte da gramática que estuda a predicação dos verbos, ou seja, de que forma os verbos se comportam dentro de uma frase. A partir dela, podemos verificar se o verbo exige complemento, se precisa de preposição ou não, se tem função de ligação, enfim… é um conteúdo que pode ser cobrado de diversas formas.


Para facilitar a sua vida, esse post traz para você cinco dicas para entender de vez a transitividade verbal!












1. Verbo de ligação (VL):


A primeira coisa que você precisa lembrar é que nós temos verbos que indicam ação, fenômenos da natureza e estado. Esses últimos são fáceis de guardar, porque a listinha dos verbos de estado é bem pequena:











Dentro daquela história de predicação, esses verbos aí recebem a classificação de VERBOS DE LIGAÇÃO (não, não tem nada a ver com telefone) justamente porque fazem a ligação do sujeito à característica atribuída a ele no predicado.












2. Verbo Intransitivo (VI):



Chamamos de Intransitivos, os verbos que não necessitam de complemento. 


ATENÇÃO! Adjuntos adverbiais não são complementos de verbos. Eles apenas indicam a circunstância da ação verbal.









3. Verbo Transitivo Direto (VTD):


Vamos falar agora dos verbos que precisam de complemento. Sabe quando parece que falta alguma coisa na frase? Pois é… isso pode acontecer justamente porque temos aí um caso de verbo transitivo.













E o que faz dele ser VERBO TRANSITIVO DIRETO? Isso significa que a regência do verbo não exige o uso de preposição. Então, é como se o verbo se juntasse DIRETAMENTE ao seu complemento, sem nenhum obstáculo no caminho, entendeu?


Para ter certeza dessa “regência”, podemos usar aquele velho truque: perguntar para o verbo!  Se a resposta não tiver preposição, o verbo é Transitivo Direto.












4. Verbo Transitivo Indireto (VTI):


Assim como o item anterior, vamos falar de mais verbos que não funcionam muito bem sozinhos! Os VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS também precisam de complemento, mas agora com preposição.


Então, fazendo a mesma comparação, dessa vez o verbo não se junta diretamente ao complemento. Ele precisa de alguém para dar uma “mãozinha” - a preposição!


Usando o truque de perguntar para o verbo, teremos agora uma resposta com uma preposição no caminho – portanto, verbo Transitivo Indireto.











5. Verbo Transitivo Direto e Indireto (VTDI):


Por fim, não menos importante, os verbos transitivos (sim, todo mundo já sabe, precisam de complemento) também podem ser muito animadinhos e querer muitos complementos. No caso, um complemento com preposição e outro sem preposição. 


Para classificar esses verbos, também chamados de Bitransitivos (justamente porque têm duas transitividades), vamos fazer duas perguntas agora, uma com e a outra sem preposição.









Fácil, né?!


Agora que você sabe tudo sobre transitividade verbal, chegou o momento mais importante: treinar para alcançar ótimos resultados. Faça resumo, mapa mental e releia estes materiais sempre que precisar. Resolver exercícios também é uma ótima ideia!


O importante é começar o quanto antes e aplicar mais força de vontade.


Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!



Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular!


Até a próxima!


Professora Amanda Medeiros