01

September de 2020

Matemática prática

quanto tempo leva para encher uma piscina?

Olá vestibulando!!


O papo de hoje envolve a matemática! E, diferente do que muita gente pensa, essa queridinha das exatas não sobrevive apenas de cálculos e expressões imaginárias.









A matemática é um recurso muuuuuuuito importante e usado DIARIAMENTE na sua vida! São muitas as situações onde precisamos “apelar” para as preciosas habilidades de raciocínio lógico.


Quer ver um exemplo?


Olha só! As temperaturas começam a subir, dias quentes, céu azul e nada melhor do que dar uma refrescada em uma belíssima piscina.










Mas, proletariados que somos, precisamos nos conformar com aquelas incríveis piscinas de plástico. 














E é claro que para a diversão ficar completa, você vai convidar os amiguinhos pra um churras, não é?!


Digamos que você tenha uma piscina dessa de 3.500 litros. É sábado de manhã, o churrasco está marcado para as 13h. Que horas, no máximo, você deve começar a encher sua piscina para que ela fique cheia a tempo para o início do churrasco?














Para isso, vamos relembrar do conceito de razão e proporção. A “velocidade” com que a mangueira vai encher sua piscina é chamada de vazão. E ela depende apenas do fluxo de água. Então, uma forma de calcular qual é essa vazão é enchendo um recipiente menor e calculando o tempo que demora pra encher.


Para calcular a vazão da sua torneira, pegue uma garrafa de 2,5 litros. Enchendo-a com a mangueira, vamos supor que demorou 1 minuto para que ela fique totalmente cheia. 

A vazão, portanto, é:








Ou seja, se levamos 60 segundos para encher 2,5 litros de água, quanto tempo levará para enchermos a piscina de 3.500 litros?


Vamos calcular:







Convertendo de segundos para horas, temos:






Ou seja, precisamos de aproximadamente 1 dia para encher a piscina!


Viu como é importante saber fazer os cálculos? O sucesso do seu churrasco pode depender da matemática!












Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!


Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular! 



Até a próxima!