14

August de 2020

Por que conhecer o processo de formação das palavras pode ajudar até nas exatas?

Olá, vestibulando!!!

Você já parou para pensar de onde ou como as palavras surgem?


Esse é o assunto do nosso papo de hoje!


Com certeza você se lembra de ter estudado o processo de formação das palavras nas adoráveis aulas de Gramática, não é mesmo?










Ai, ai, ai… tudo bem! Vamos relembrar aqui bem rapidinho!


As palavras da Língua Portuguesa podem ser formadas, basicamente, a partir de dois processos: Derivação e Composição. 












Derivação acontece quando se acrescentam afixos aos radicais das palavras. 










Já a Composição é a união de dois ou mais radicais, formando uma nova palavra – composta.













Pois bem! E o que isso tem a ver com as minhas provas de exatas???


Conhecer a forma como as palavras foram formadas pode ajudar a entender seu significado. Saber entender o que está escrito é realmente importante. Isso é meio caminho andado para a resolução de qualquer questão, não só para a matemática, mas para todas as disciplinas.



“Ahh… se eu não sei o significado de uma palavra, eu procuro no dicionário!”










Muito bem! Mas... E quando você não pode usar um dicionário?








Conhecer o significado das palavras é extremamente importante para uma maior compreensão de um texto. Uma boa interpretação leva você a aprender os caminhos dos conteúdos de qualquer disciplina. A prova do ENEM é feita em cima de habilidades e algumas são interpretação pura, como saber ler um gráfico, por exemplo.



Assim como as outras áreas do Enem, as questões de exatas também avaliam a competência leitora dos estudantes. Sendo assim, a principal dica é uma leitura atenta, pois muitas questões de exatas podem ser respondidas sem nenhum cálculo, mesmo aquelas com muitas informações numéricas. 


Se a interpretação é tão importante para a resolução de exercícios, vale a pena observar a formação das palavras para auxiliar na compreensão dos textos.



Vamos ver alguns exemplos:



Veja a palavra “Biunívoco”. O significado dela é: uma correspondência entre os elementos de dois conjuntos tal que a cada elemento de um corresponda um e só um do outro. Observando a sua formação, dá para perceber que ela tem o prefixo “bi”, que significa dois, e está somado à palavra ‘uni’, que significa um!


Decágono, decâmetro, decênio, decigrama, decímetro… todas essas palavras possuem prefixos que significam ‘dez’. Saber disso já é uma vantagem, não é?



Fica fácil entender um “pictograma” quando eu sei que ‘pict’ é imagem! E que um “sistema binário” utiliza dois algarismos (1 e 0), porque começa com ‘bi’.



Então, já sabe!


Na hora da dúvida, tente observar como a palavra foi formada para compreendê-la melhor.


Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!



Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular!



Até a próxima!



Professora Amanda Medeiros.