24

March de 2020

Planos Econômicos da Nova República

qual a influência na atual economia?

A década de 1980 ficou conhecida como “década perdida”, por conta da grande crise econômica do período. Com o fim da Ditadura Militar no país e a redemocratização, os governos precisaram criar estratégias para frear a estagnação e hiperinflação.














Para lidar com isso, criaram diversos planos econômicos que impactaram a economia brasileira. Você sabe quais são?













1. Plano Cruzado (1986)


O Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986, Na época, o então presidente da República, José Sarney e o ministro da Fazenda, Dilson Funaro, elaboraram essas mediadas na tentativa de sanar os prejuízos causados no pós-ditadura.















A principal marca foi o congelamento de preços. Alimentos, combustíveis, produtos de limpeza, serviços e até o real tiveram os preços tabelados pelo governo.












A partir desse Plano, a moeda brasileira passou do Cruzeiro para o Cruzado. No entanto, o Plano acabou fracassando, dentre outros motivos, por causa do prejuízo de muitos produtores com o congelamento dos preços.


2. O Plano Collor (1990)

O Plano Collor é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criado durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992), quando foi substituído pelo Plano Real.














O plano era oficialmente chamado Plano Brasil Novo, mas ele se tornou associado fortemente a figura de Collor, e “Plano Collor” se tornou nome de fato, sendo instituído em 16 de março de 1990 (um dia depois de Collor assumir a presidência) e combinava liberação fiscal e financeira com medidas radicais para estabilização da inflação.


Dentre as medidas adotadas, estavam o confisco de poupança e bloqueios de aplicações, com o objetivo de diminuir a moeda circulante no Brasil. No entanto, essas medidas acabaram aumentando a insatisfação da população, a recessão e o desemprego.















3. Plano Real (1994)











Após a tentativa fracassada do presidente em restabelecer a economia do país (causando coisas piores, na verdade), Collor sofreu impeachment. Além do caos em que a economia se encontrava, ele se envolveu em diversos escândalos de corrupção denunciados no “Esquema PC Farias”, Itamar Franco, seu vice, assumiu a presidência. 














O Ministro da Fazenda de Itamar, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, propôs a criação de um novo plano econômico, o Plano Real. A partir de medidas como o corte de gastos públicos e a criação de uma nova moeda, o real, o Plano conseguiu finalmente estabilizar a economia brasileira e conter a inflação. 


O sucesso do Plano Real garantiu a vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições seguintes a presidência do Brasil.














Viu como entender os movimentos históricos é importante para entender nosso presente?


Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!


Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular!


Até a próxima!


Professora Amanda Medeiros