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March de 2020

Tecnologia da comunicação como habilidade para o Enem.

O que você precisa saber sobre isso?

E lá vamos nós, outra vez, falar sobre o ENEM!!



Se você está por dentro de tudo que cerca o exame mais esperado do ano pelos vestibulandos, já deve ter ouvido falar nas tais “Áreas do Conhecimento” do Enem. Mas afinal, o que isso significa?


Só para a gente se localizar no assunto, vale relembrar que as habilidades e conhecimentos cobrados no Enem são divididas em quatro grandes áreas:


Ciências Humanas e suas Tecnologias

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matemática e suas Tecnologias


Tem muita coisa para ser conversado sobre cada umas dessas áreas, mas isso aí é assunto para outra (s) oportunidade (s). Por agora, vamos focar em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.



 

A área de Linguagens do Enem é muito ampla. Ela envolve Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.


Ops... até a parte da Educação Física estava tudo lindo, não é? Conteúdos que você já estuda desde sempre. Mas, e essa de Tecnologias da Informação e Comunicação???



Então vamos lá! Para entender de que forma as  Tecnologias da Informação e Comunicação, as chamadas Tic's, são cobradas no Enem, precisamos analisar as competências e habilidades específicas para essa área de conhecimento.


Eita.. peraí! O que é esse trem de competência e habilidade?




Calma.. é mais simples do que você pensa. Competência é o conhecimento, a capacidade de dominar os assuntos. É o “saber”. Já Habilidade é a demonstração prática desse conhecimento. É o “saber fazer”.


Quando se fala de Competências e Habilidades no Enem, queremos dizer que o aluno precisa demonstrar conhecimento sobre determinado assunto e também provar que sabe o que fazer, como agir, com aquele conhecimento. Certo?



Voltando às Tics, já podemos começar logo com a competência 1. Dê uma olhada:




Veja que a Competência 1 pede que o aluno (re)conheça os meios de comunicação tecnológicos. E, através das suas habilidades, é exigido que o aluno demonstre capacidade para interagir com as Tic's e reconhecer sua relevância para a sociedade.


Ainda temos mais uma Competência para as Tics – a competência 9:




Agora, a Competência 9 exige conhecimento e análise mais profundos em relação ao nosso tema de hoje. Entre as habilidades, o aluno precisa demonstrar que entende a importância e o tamanho do impacto (sem volta) das Tics no desenvolvimento das sociedades.


De forma geral, para se dar bem nessa área de conhecimento, tente entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação.


Além disso, também podem ser cobrados  no estudo dos gêneros digitais:

  • tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social;
  • o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais;
  • a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica;
  • os recursos linguísticos e os gêneros digitais;
  • a função social das novas tecnologias.


Veja um exemplo de uma questão que aborda essa temática:




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Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular!


Até a próxima!


Professora Amanda Medeiros