30

June de 2021

Pandemia x Educação

Três lições da pandemia para a educação


Não é novidade para ninguém que a pandemia que estamos vivendo transformou inúmeros aspectos de nossas vidas.

Sem dúvidas, uma das áreas mais afetadas foi a educação – e devemos nos concentrar nas mudanças positivas para potencializar ainda mais o alcance do aprendizado!


No post de hoje, falamos sobre três lições grandiosas da pandemia para a educação!


1. Valorização das habilidades socioemocionais



As soft skills já eram foco de muito estudiosos mesmo antes da pandemia. O desenvolvimento de competências baseadas na inteligência emocional ganhou papel ainda mais de destaque após o distanciamento social imposto pelo Covid-19.

Com as aulas remotas, habilidades simples, como o trabalho em grupo e o debate, acabaram por ficar sem ter lugar de destaque.

A pandemia só fez mostrar, na prática, a importância de soft skills, como:

  •  Colaboração: saber trabalhar bem em grupo;  
  •  Flexibilidade: saber se adaptar às mudanças;
  • Ação sob pressão: gerenciar estresse sem perder o foco;
  • Comunicação eficaz: ouvir atentamente e se comunicar de maneira clara;
  • Orientação para resultados: atingir o resultado da maneira mais eficaz possível;
  • Liderança de equipe: saber como motivar e engajar grupos.


2. O aluno como protagonista do seu aprendizado



Aluno protagonista é aquele que está no centro de seu desenvolvimento e de seu processo de aprendizagem. As aulas remotas fizeram esse papel despertar nos alunos.

Com a pandemia, ficou ainda mais claro a definição do papel do professor: mentor e curador do conhecimento. Não mais o único detector do saber.

Para esses estudantes, a escola, nem sempre, será o local de partida no processo de ensino-aprendizagem, podendo estar no meio ou, mesmo, no fim desse processo.


3. Tecnologia como aliada


Por muito tempo, sala de aula e celular era uma combinação proibida (quase amaldiçoada, em algumas instituições!). Não é preciso voltar muito no tempo (um pouco antes de março de 2020 já é suficiente) para lembrar dos cartazes espalhados pela escola: Proibido celular!

As limitações impostas pelo distanciamento social fez com que o celular - e a tecnologia como um todo - fosse o maior aliado para a educação. Muito do que foi feito só foi possível porque hoje temos mais celulares do que habitantes no Brasil.

E essa é uma tendência que veio para ficar! Um dos maiores legados da pandemia para a educação é a prova (concreta, real, plausível) de que a tecnologia é a maior parceira da educação.

Mudamos o olhar de inimigo! Agora, percebe-se que as TICs facilitam no alcance das múltiplas inteligências do aluno, através de vídeos, games, podcasts, etc.


Venha para o futuro! Faça uma parceria de sucesso e ajude no desempenho escolar de seus alunos!

O Elfus é o sistema de suplementação escolar que irá melhorar ainda mais o processo de aprendizado dos alunos de sua escola!

Através de vídeos, podcasts, exercícios e diversos outros recursos tecnológicos, buscamos captar a atenção e estimular o interesse pelos conteúdos da grade curricular de forma inovadora!

Contrate o Sistema Elfus e descubra como sua escola pode ter um desempenho ainda melhor!


Para saber mais, entre em contato conosco.

0800 707 5900 | (35) 99810-6197

elfushome.com.br