31

July de 2020

4 conteúdos de Biologia que você tem nojo, mas que facilitam a sua vida no Enem.

Olá, vestibulando! Vamos a mais um papo sobre a Biologia!

4 conteúdos de Biologia que você tem nojo, mas que facilitam a sua vida no Enem.



Olá, vestibulando! Vamos a mais um papo sobre a Biologia!


E o assunto do nosso blog de hoje envolve um conteúdo bem importante para seus conhecimentos dessa área: grupos taxonômicos! 


(O quê?? Você nunca ouviu essa palavra?? Então volte para o começo do Ensino Médio!!!)












Brincadeirinha…


A Taxonomia busca descrever, identificar e classificar os seres vivos. A história evolutiva, as relações de parentesco entre os seres vivos são observados durante a classificação taxonômica. A classificação permite organizar os conhecimentos.


Ao estudar Biologia, principalmente esse assunto, é comum algumas pessoas terem nojo, aversão.. e até querer matar! Mas todos os organismos são muito importantes para a manutenção da vida… e para sua nota do Enem!


Então vamos lá!














1. Bactérias:


Pertencentes ao Reino Monera, elas causam medo e estranheza às pessoas. Não é por menos. Afinal, bactérias são causadoras de diversas doenças que podem, inclusive, matar.












Mas existem outras bactérias que são muito benéficas para todos nós. Em primeiro, as bactérias que são decompositoras. Elas devolvem a matéria inorgânica ao solo para que o ciclo seja retomado.


Além disso, muitas bactérias vivem em nosso intestino, facilitando o movimento intestinal.
















2. Protozoários:


Esses também causam diversas doenças, como malária, amebíase, doença de Chagas, giardíase. 









Mas, contudo, entretanto, você também não viveria sem eles.


Assim como as bactérias, há protozoários que vivem dentro do nosso intestino, realizando a mesma função: motilidade intestinal e ajuda na digestão. E se você achava que as amebas só causavam doenças intestinais, saiba que há tipos de amebas (Sarcodíneos) que realizam a sua limpeza bucal.



















3. Fungos:


Os fungos podem ser uni ou pluricelulares. São aqueles que causam bolor nos pães e nas frutas (e que você já sabe que não pode comer, né…).











Alguns são muito apreciados na culinária, como champignon, ou shitake. Já algumas leveduras são usadas para fermentar substâncias açucaradas e com isso, conseguimos produzir bebidas alcoólicas.















Uma outra vantagem que os fungos nos dão é a produção de penicilina, uma substância que mata bactérias.




4. Insetos:


Quem nunca correu a se deparar com uma barata voadora?! (Aliás, toda barata é voadora porque todas elas têm asas! Se você viu uma barata que não voou, é porque ela não quis…)


















Apesar de muitas pessoas sentirem nojo, os insetos são extremamente importantes para a sobrevivência de diversos organismos. Além da já conhecida fama das abelhas (as maiores polinizadoras naturais), muitos outros insetos também auxiliam na reprodução de vegetais. 













Viu como essas coisinhas nojentinhas são importantes? Já sabe, nada de preconceito, hein?!


Se você está fazendo vestibular, fica o aviso: é bem recorrente cair grupos taxonômicos na prova, então vale ficar ligado no assunto.



Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!



Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular!



Até a próxima!