22

July de 2020

Coisas que você encontra no próprio corpo e que podem cair no Enem!

Quando se é estudante é assim, né? Para todo lado, é Enem aqui, Enem ali, Enem acolá. Não dá nem para dormir em paz, porque ele está lá também (sonho ou pesadelo).










E por aqui também não é diferente! 


Então, no post de hoje você vai descobrir que o Enem pode estar inclusive nesse seu corpitcho lindo aí. E fica esperto que não é só nas perguntas de biologia, não!









1. Anatomia e fisiologia humana:


É claro que a gente precisa começar com o mais óbvio de tudo! O estudo do funcionamento do corpo humano é um dos quesitos básicos nas competências da área de biológicas. Normalmente, as questões que envolvem esses conteúdos são simples e pedem uma atenção na interpretação. Então já sabe, né.. fica de olho no funcionamento de todos os sistemas que fazem de você essa perfeição da natureza!











2. Matemática no corpo humano:


Corpo humano e matemática? Mas é claro! Esse seu corpinho perfeito segue vários padrões de razão e proporção. O próprio “Homem Vitruviano”, de Leonardo Da Vinci, é uma prova concreta de que existem diversas razões no corpo humano – as chamadas ‘razões áureas’. Como exemplo, temos a razão entre a altura do corpo e a medida do chão até o umbigo. Só não vale medir a si mesmo na hora do ENEM, hein!











3. E lá vem História!


Sim! Também temos a História no nosso corpo. Pensa aí, você gosta de vacina? (olha, gostaaaar, ninguém gosta, né?) Todo mundo sabe que as vacinas são importantes para erradicar várias doenças e tals… Mas esse é um assunto que pode aparecer na área de ciências humanas. Como bom estudante, você se recorda muito bem que nem sempre as pessoas foram a favor das vacinas. Então, dá um up no seu conhecimento sobre a Revolta das Vacinas, porque ela teve um papel importante na nossa história.










4. E agora, Física!


Ahhh.. a física está intimamente ligada ao nosso corpo! Aqui podemos encontrar muitas coisas. Se você tem algum problema de visão e precisa de óculos, estude óptica e as lentes divergentes ou convergentes. Se você é um atleta e gosta de levantar peso, estude a força através de polias. Se você gosta de beisebol (ou de jogar bolinha de papel no amigo), veja mais sobre os movimentos na física… E a lista é enorme!












5. Uma imagem vale mais que mil palavras!


Você conhece esse ditado, né? Já pensou como ele está ligado a um conteúdo bacaninha   da área de linguagens: linguagem não verbal! Sim! Pensa só: uma simples imagem pode transmitir muuuuita informação. E com nosso corpo não é diferente. Através de nossos gestos e expressões faciais, podemos comunicar uma infinidade de mensagens. (Ei, não pense na Libras aqui, hein! A Língua Brasileira de Sinais não é gesto, é uma língua com seus códigos próprios!)











Bônus! Tema de redação:


Seus conhecimentos sobre esse corpinho maravilhoso pode ajudar (e muito) na hora da querida redação. De forma direta, você pode se deparar com temas que abordem a saúde. Indiretamente, temas sobre a sociedade como um todo também podem permitir argumentações voltadas ao corpo humano.









Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!



Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular! 



Até a próxima!


Professora Amanda Medeiros