29

May de 2020

8 alimentos que dão aquela força na hora de fazer o Enem

E uma verdade (terrível) sobre o chocolate!

Quem já passou pela oportunidade de prestar o Enem, ou até mesmo, de fazer prova para algum concurso, com certeza deve ter dividido a sala de aula com aquele ser ~ gente boa ~ que leva um caminhão de coisas para comer.


A sensação é a de que o camarada foi fazer um piquenique e não uma prova.


Em compensação, sempre tem aquele que não leva nada, nem uma garrafinha de água sequer… e passa as longas horas de prova como se estivesse há um mês no Saara!


Tudo nessa vida é equilíbrio, não é verdade!


Para você não fazer feio, nem morrer de fome, separamos aqui 8 alimentos para ajudá-lo nas provas:


- Nozes e Castanhas:

Nozes e castanhas são ricas em antioxidantes e em Vitamina E. A vitamina E mostrou-se eficaz na prevenção da perda de memória e da degeneração neurológica, sendo um alimento promissor para vestibulandos.


- Barrinha de castanhas

Para quem não curte muito comer as castanhas puras, vale pensar em substituir por  barrinha de castanhas. Ela funciona como um excelente lanche durante o ENEM, pois une baixo índice glicêmico, boa densidade calórica e gorduras saudáveis, que proporcionam uma sensação mais duradoura de saciedade.


- Frutas secas:

As frutas secas são versáteis. Elas apresentam uma quantidade mais concentrada de nutrientes, fibras e compostos bioativos em comparação às frutas frescas. Outra característica é que são ricas em fibras, aumentando o tempo de saciedade


- Água:

É. Água. Tenha certeza de que está levando uma garrafinha de água para a sua prova, pois pesquisadores britânicos observaram um aumento de 5 a 10% no desempenho de alunos que se hidrataram durante a prova em relação aos que não beberam nada. As causas são incertas, podendo ser a sede uma causa de distração ou um efeito contra ansiedade proveniente de beber água. Entretanto é importante tomar cuidado com a quantidade de agua, pois não queremos perder o preciso tempo da prova indo ao banheiro diversas vezes, além de gerar um desconforto na sala com a movimentação para sua saída.


- Chá verde:

O chá verde pode ser um grande aliado durante a prova, ele tem uma quantidade balanceada de cafeína e L-teanina, que ajudam na concentração e atenção e trazem um equilíbrio maior do que apenas tomar café, já que o excesso de cafeína pode levar a dores de cabeça e prejudicar a concentração.


- Peixe:

Não! Não é para levar peixe para comer durante a prova!

Mas certamente você irá almoçar antes da prova, e jantar no dia anterior, mas e daí? Como comer peixe pode ajudar na minha nota?

A resposta é Omega-3! Que é um ácido gorduroso encontrando em quase todos os peixes e são fundamentais para um bom funcionamento neurológico, ajudando inclusive na regeneração das células e a melhorar a sinapse em nosso cérebro, que é relacionada a memória.



- Beterraba:

Gente? Beterraba? E agora? Como vou levar isso para prova?

Não! Não precisa de levar para prova também! Esse é um outro aliado, assim como o peixe que você deve incluir nas refeições antes da prova para melhorar seu desempenho.

A beterraba possui nitratos que melhoram o fluxo da corrente sanguínea e a entrega do oxigênio no cérebro. 


E o chocolate?


A verdade terrível sobre o chocolate é que ele é algo que você deve EVITAR!!


O primeiro impulso do estudante nervoso é levar doce o bastante para abastecer todos os formigueiros da América do Sul e devorar tudo durante a prova, mas essa é uma péssima ideia. O açúcar refinado vai gerar um overload de energia para o cérebro e a sensação de êxtase distrai o candidato. Se a vontade for muito incontrolável mantenha-se no chocolate amargo, com 75% de cacau.