24

April de 2020

Qual é a ligação entre o Iluminismo e a Filosofia e por que isso é importante para o vestibular?

Para quem já está a todo vapor nos preparativos para o ENEM, ou até mesmo para os grandes vestibulares, o que vou afirmar agora não é uma novidade: 


Tanto o Enem, quanto os maiores vestibulares exigem que o aluno demonstre conhecimento contextualizado, intertextual e dinâmico.











Isso significa que, para sair bem nessas provas, é preciso conseguir alinhar os conhecimentos adquiridos nas aulas e entendê-los de uma forma única.


Por que estou dizendo isso?


Porque no post de hoje, vamos conciliar dois conteúdos importantes na hora de analisar aquela bendita questão:


Filosofia e Iluminismo!













Primeiro, precisamos lembrar que a Filosofia é uma forma de pensamento organizado, conceitual e que tem a capacidade de movimentar o próprio pensamento por meio da identificação e da formulação de problemas. Ela não fornece respostas, mas leva ao pensamento, à análise, à novas perguntas e a novos problemas.










Assim, a Filosofia anda junto aos acontecimentos históricos, uma revolução influencia a forma de pensar de um povo, um livro pode influenciar uma revolução, todo movimento histórico efetivo foi conjugado a pensadores, que entenderam, refletiram e trouxeram reflexões acerca do tema.













Dessa forma, podemos identificar a ligação entre esses dois “conceitos”, já que o Iluminismo, além de um importante momento histórico, foi um instante de reprodução de novos conhecimentos, momento em que o homem trouxe novas perspectivas de entendimento de sua realidade.











As principais características do Iluminismo estão expressas em conceitos como liberdade, igualdade, fraternidade, progresso e, principalmente, razão. Foi a partir do conceito de razão e do caráter singular da racionalidade humana que o Iluminismo estruturou-se. 


Para os filósofos representantes dessa corrente de pensamento, como Kant, Rousseau, Voltaire e Diderot, o progresso humano devia sua realização sobretudo ao desenvolvimento das faculdades intelectuais do homem. As “luzes da razão” esclareciam ou iluminavam o destino da humanidade


Como dica para estudar e para ficar de olho na hora de responder às questões, é interessante observar dois aspectos:


  • Primeiro, fique atento às divergências de pensamento dos Iluministas, nem todos tinham os mesmos ideais sobre a razão.


  • Segundo, fique de olho nas repercussões políticas que as ideias iluministas produziram na Europa. Como exemplo, a Revolução Francesa, que foi fortemente influenciada pelos ideais Iluministas. 


Portanto, é de fundamental importância ficar atento à interdisciplinaridade entre filosofia e história que é recorrente nas provas do Enem e dos vestibulares mais importantes. Essas questões envolvendo textos de filósofos aparecem como muita frequência nas provas de Ciências Humanas.












Por fim… Precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!


Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular! 


Até a próxima!