10

April de 2020

Como conciliar trabalho e estudo

Como conciliar uma rotina de trabalho e preparação para o vestibular?

Ah, que coisa boa que é poder estudar tranquilo, se dedicar aos estudos sem se preocupar com dinheiro, tempo, cobranças….









É.. Infelizmente, essa é uma realidade bem distante da maioria dos estudantes brasileiros.


De acordo com uma pesquisa realizada pelo MEC, em 2016, quase 60% dos alunos com faixa etária entre 15 e 29 anos acaba, em algum momento da vida, conciliando trabalho e estudo.













Esse fato acontece porque boa parte dos jovens precisam auxiliar nas contas da família, pagar seus próprios estudos, ou até mesmo, conseguir aquela graninha para um momento de descontração ou lazer.


Já que essa é a nossa realidade, nada melhor do que usar de boas estratégias para conseguir administrar o tempo e torná-lo proveitoso.












Confira nossas dicas:


  • Faça um cronograma de suas atividades:














A primeira dica parece bem boba, mas muitas pessoas se perdem na hora de realizar suas atividades. Organize seu dia para fazê-lo render.


Monte um cronograma de suas atividades diárias, da semana e do mês, para ter uma visão geral do que precisa estudar dentro de cada período.


Lembre-se de criar um cronograma justo.. e executável! Não adianta colocar 10 horas de estudo em um dia… ou numerar muitos conceitos para serem apreendidos ao mesmo tempo.


  • Separe um tempo para você:











Não é só de trabalho e estudo que alguém vive. Guarde momentos para seu lazer: ler um livro (que não seja da lista dos cobrados.. kkk), bater papo, descansar, relaxar…


Momentos de descontração devem fazer parte do seu cronograma. Eles são extremamente importantes para sua saúde mental e emocional.


  • Seja fiel aos seus horários:












Nada adianta você se programar para trabalho, estudo e lazer se não cumprir exatamente o que planejou.


Da mesma forma que é bem chato interromper o lazer para trabalhar, os momentos em que você precisa de foco não devem ser interrompidos.


  • Abra mão de tarefas:













Tenha consciência de que algumas responsabilidades não são suas. Cuidado para não assumir mais atividades do que consegue cumprir e ficar sobrecarregado. Divida tarefas e cuide apenas do que você é responsável.


  • Adapte sua rotina:














Fique tranquilo caso necessite reorganizar seu cronograma. O ser humano é adaptável e você conseguirá encontrar seu equilíbrio. 


Somente as pessoas mais acostumadas com cronogramas e organizações conseguem criar um planejamento ideal e perfeito, logo no início. Por isso, ajustar horários para estudar e até mesmo para descansar pode ser uma necessidade nas primeiras semanas.


  • Explore o melhor da tecnologia a seu favor













Uma das grandes vantagens que a tecnologia trouxe para quem tem rotinas apertadas é a capacidade de auxiliar a gerenciar melhor o tempo, ou de ficar sempre conectado com informações importantes.


Você pode usar vários aplicativos para lhe ajudar a gerenciar melhor o tempo e acompanhar suas atividades. Pode também usufruir das câmeras de celular, tablets e até notebooks para fazer anotações ou gravações sobre a aula – assim, poderá acessá-las sempre que tiver um tempinho sobrando no trabalho




Por fim... precisa de uma ajuda para arrasar nos estudos? Conheça o Pré-vestibular do Sistema Elfus. Um curso completo, elaborado para que você aprenda com o máximo de motivação e o mínimo de conflito através das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Venha estudar com a gente e faça parte do time dos aprovados!



Por hoje é só! Fique ligado nas nossas redes sociais, pois elas estão cheias de dicas para você mandar bem no vestibular!


Até a próxima!



Professora Amanda Medeiros